• A Jornada do Principiante: Como um Gerente de PR Começou no Marketing de Afiliados. Parte 4. Configuração
    29.5.2024

    Olá novamente!

    Desde minha postagem recente, fiz algumas descobertas sobre afiliados que vou compartilhar em notas-postagens. Sim, como um jovem naturalista curioso, eu não estava apenas curioso sobre como configurar minha campanha, mas também tive cuidado em notar coisas importantes e úteis.

    Agora me diga, você leu «naturalista» como «NUTRALISTA»? 😏 Certo, vou confessar primeiro – foi assim que eu erroneamente escrevi a palavra na primeira vez, até perceber que parecia estranho. Sim, como costuma acontecer, fiquei com febre de afiliados antes mesmo de a campanha ser lançada, e comecei a ver muitas coisas de forma um pouco diferente. A nova experiência me afetou mais rápido do que eu pensei que afetaria. Eu descrevi isso em mais detalhes aqui e aqui.

    Normalmente, a «febre» se torna mais intensa e se transforma em uma doença de afiliados depois de um tempo. Por exemplo, quando você mentalmente coloca uma foto pornográfica ou a foto de uma garota magra em seu criativo, ou estima qualquer quantidade de dinheiro em vendas equivalentes obtidas em uma oferta.

    Mas quando você acorda à noite pensando que esqueceu de definir um limite de gasto diário ou de verificar uma campanha arriscada, você sua e treme um pouco, então é uma doença de afiliado. Até agora, não posso dizer se isso acontece principalmente com novatos ou também com afiliados mais experientes. Aqui está a minha experiência: eu olhei as estatísticas e encontrei +2 vendas, e o saldo da minha conta estava maior. Fiquei feliz. Pensei «oh, são retenções anteriores, ótimo!». Mas depois de alguns momentos, percebi que era um sonho. Fiquei chateado. Acho que ainda é uma febre 😄

    – Espera, vendas, retenções… você ainda nem começou!

    Na verdade, sim. Uma vez que você começa no marketing de afiliados, o nicho te puxa como um vórtice. Consegui montar uma campanha e comecei mais rápido do que pensei, mal consegui tomar notas! E agora que fiz uma pausa, é hora de começar a falar sobre minha ousada AdVenture (mesmo que ainda não tenha terminado).

    Bem, da última vez eu decidi sobre a oferta, a fonte de tráfego e a página de destino.

    Mas ficou * spoiler * um pouco mais interessante (e um pouco mais difícil) depois disso. Hoje vou compartilhar a parte importante do lançamento para novatos – a parte técnica (eu a chamo assim). Não entre em pânico, não haverá nenhuma escavação no código HTML, e também não abordaremos a API – apenas o básico.

    Um filme começa com um roteiro, enquanto um thriller dramático de afiliados (considero o marketing de afiliados pertencente a este gênero) começa com um tremor nas mãos configurando uma ferramenta de rastreamento, postback, comprando um domínio e encontrando um servidor…. Basicamente, com tudo o que garantirá que você esteja no controle de sua campanha. E com o que lhe dará paz de espírito de que os leads não farão uma «curva errada» a caminho da rede de afiliados e mudarão o gênero do seu filme de afiliado para terror.

    Vou começar com o principal. Com rastreamento. Este é o software que coleta e processa dados da campanha publicitária para posterior análise e otimização. Explicarei mais sobre isso depois.

    Obtendo uma ferramenta de rastreamento

    – Isso é necessário?

    Altamente recomendado. Esta é uma ferramenta analítica importante que ajuda a otimizar sua campanha, concluir os resultados de testes A/B e monitorar convenientemente várias campanhas/ofertas, criativos e fontes em um só aplicativo.

    O rastreador tem muitas configurações diferentes para adaptá-lo às suas necessidades. Ele tem uma boa funcionalidade de divisão de tráfego e relatórios detalhados. Também fiquei feliz com seu baixo preço. Já tinha ouvido falar muito sobre ele. Também sei que muitos dos nossos parceiros o estavam usando. Então, eu pensei nisso a princípio, mas decidi analisar o mercado de qualquer forma. Finalmente, optei por ele. Dizem que se alguém trabalha com ofertas cinzas e pequenos volumes, então o Keitaro seria uma excelente escolha.

    – Como escolher um software de rastreamento?

    Com o coração e um pouco com a mente 😉 E certamente olhando para a sua carteira. Todos os rastreadores são semelhantes e realizam tarefas parecidas. Ao escolher, você pode se concentrar nos preços e na disponibilidade de certos tipos de relatórios, ou algum tipo de funcionalidade especial para o seu vertical, como clo@king. A maioria dos softwares de rastreamento oferece um período de teste gratuito, para que você possa garantir que é conveniente e adequado para usar. Algo assim. Ah, espere um segundo. Há mais uma coisa a considerar – o tipo de ferramenta de rastreamento.

    Keitaro é um software de rastreamento auto-hospedado, instalado no servidor do usuário. Isso significa que o usuário (eu e você) deve comprar espaço em servidor/um servidor para hospedar o software de rastreamento. Sim, eu fui pelo caminho mais difícil. Eu gosto de aventuras.

    Vamos entrar em mais detalhes.

    Existem softwares de rastreamento auto-hospedados ou rastreadores baseados em servidor instalados no seu servidor privado/comprado, e há um software de rastreamento em nuvem que armazena dados em servidores na nuvem. Este tipo não requer nenhuma ação extra do usuário. O servidor pode ser alugado da empresa de software de rastreamento. A aplicação do software de rastreamento já está em execução em um servidor – tudo é gerenciado para você.

    Você compra apenas a aplicação de software com o software de rastreamento baseado em servidor, enquanto que você compra a aplicação de software + um servidor com um rastreador em nuvem.

    Rastreadores baseados em servidor permitem que apenas o usuário acesse os dados. Funcionários da empresa de software de rastreamento não têm nenhum acesso aos dados. Assim, o usuário deve monitorar o servidor e otimizá-lo, se necessário.

    Para rastreadores em nuvem, a equipe da empresa mantém o servidor. Os dados do usuário podem ser acessados pelos funcionários dessa maneira.

    Quanto à segurança, devo mencionar que ao escolher um servidor virtual para o rastreador baseado em servidor, estamos nos aproximando de uma solução em nuvem, o que significa que não estamos sozinhos em ter acesso aos dados. Bem, vamos lá, quem se importa com informações valiosas (além dos próprios afiliados) sobre o número de conversões provenientes do criativo que mostra algo além do nariz do Pinóquio, algo que foi aumentado sem mentir.

    Então, a questão da segurança dos dados pode ser riscada, mas como descobrir qual tipo de software de rastreamento é a melhor escolha?

    Rastreadores em nuvem podem processar uma enorme quantidade de informações e expandir recursos (por um custo extra) a qualquer momento, de maneira rápida e fácil. A hospedagem em nuvem é distribuída por vários servidores em diferentes localizações ao redor do mundo, de modo que o país da oferta realmente não importa, pois de qualquer ponto os dados serão processados rapidamente. E, se um servidor falhar, ele redirecionará rapidamente a solicitação para um servidor funcionando. O backup de dados é fornecido. Mas geralmente, o software de rastreamento em nuvem é mais caro do que os rastreadores baseados em servidor. Se você tem um grande volume de tráfego / muitos GEOs para testar (o que é comum entre iniciantes), e não quer economizar, então opte por um software de rastreamento em nuvem.

    O software de rastreamento baseado em servidor requer tempo adicional para aprender o processo de instalação e concluir a instalação no servidor, que você precisa escolher e pagar adicionalmente. Aumentar a capacidade envolve mudar o plano, o que levará algum tempo. O servidor deve estar localizado mais próximo do país da oferta para garantir um processamento rápido dos dados. Se o servidor falhar, você precisará esperar pela sua recuperação, para que a página de destino/site volte ao seu estado operacional. Caso um afiliado trabalhe com um GEO e precise economizar dinheiro, o software de rastreamento baseado em servidor será uma boa solução.

    Parece que o rastreador em nuvem é melhor, mas eu não diria isso. Um pode selecionar a melhor variante com base em seus objetivos e preferências.

    – Como o software de rastreamento funciona, a propósito?

    O rastreador, ou mais precisamente, seu servidor virtual, é um elemento intermediário entre a fonte de tráfego e a rede de afiliados:

    🤝(rede de afiliados) – 🤖 (rastreadores) – 💲 (fonte de tráfego)

    Para começar a promover uma oferta, você precisa copiar o link de afiliado na rede de afiliados e, em seguida, adicioná-lo ao rastreador, onde ele terá uma nova aparência. O URL do servidor onde o software de rastreamento está hospedado será implementado nele. O novo link é colocado em uma fonte de tráfego:

    🤝(link de rastreamento da rede de afiliados) —> 🤖 (rastreadores) —> 🤝(link de rastreamento da rede de afiliados) + 🤖🌐 (URL do servidor com rastreador) —> 💲 (fonte de tráfego)

    Depois de clicar no link, o usuário passa pelo servidor com o rastreador, que registra os dados de acordo com os macros (parâmetros), e é redirecionado para o URL do link de afiliado (onde a página de destino está localizada).

    👥 (usuários) —> 🤖🌐 (URL do servidor com rastreador) —> 🤝(link de rastreamento da rede de afiliados)

    O motor do rastreador é o URL de postback, que «liga» o rastreador a uma rede de afiliados e a uma fonte de tráfego. Com esse link, o rastreador exibe conversões da fonte de tráfego, bem como seus status da rede de afiliados.

    Vamos entrar em mais detalhes. O postback é uma solicitação HTTPS (no meu caso) para um servidor via URL de postback, que é inserido nas configurações do software de rastreamento.

    O URL de postback dentro do rastreador inclui parâmetros (macros) para registrar e enviar dados da fonte de tráfego para o rastreador e do rastreador para a rede de afiliados. E vice-versa, respectivamente. Assim, configuramos dois postbacks (fonte de tráfego + rastreador e rastreador + rede de afiliados). Todas as estatísticas que vemos no software de rastreamento e na rede são formadas a partir das informações recebidas através dos parâmetros da solicitação de postback.

    O parâmetro chave do URL de postback é o Click ID. Ele é composto de letras e números aleatórios gerados pela fonte de tráfego. Este é um registro do usuário (clique) que visita a página de destino. O Click ID é enviado da fonte de tráfego para a rede de afiliados através do rastreador. Se o usuário for convertido, a conversão será atribuída a esse Click ID. Então, ele voltará via solicitação de postback da rede para o rastreador com um status atualizado – venda, espera ou lixo (falaremos sobre isso mais tarde). A conversão também aparecerá na fonte de tráfego.

    🤝(rede de afiliados) <—> 🚀(URL de postback 1) + 🤖 (rastreadores) + 🚀(URL de postback 2) <—> 💲 (fonte de tráfego)

    Vou falar sobre a configuração deste link maravilhoso mais tarde.

    Enquanto isso, me inscrevi no Keitaro e consegui um período de teste.

    Escolhendo um servidor

    Primeiro, você descobre quais requisitos o rastreador tem para o servidor. Keitaro tem os seguintes requisitos:

    SO: CentOS 8 ou 9 Stream

    KVM (Kernel-based Virtual Machine) – software para virtualização no Linux

    Memória mínima disponível: 2GB RAM.

    Keitaro simplifica o trabalho para seus clientes. No rastreador, você pode selecionar as configurações necessárias que serão usadas para combinar com o provedor de servidor desejado. No entanto, há apenas alguns deles, e nenhum deles me atraiu. Vou comprar um servidor na DigitalOcean. Foi recomendado para mim, e depois de verificar o preço e as características de seus servidores, considerei-o adequado.

    Então, a regra básica de comprar um servidor – comprá-lo o mais próximo possível do país em que a oferta será promovida.

    Meu país é a Argentina. Vamos lá.

    Não vou comprar um servidor físico. Eu preciso de um servidor virtual/máquina virtual (VPS – servidor virtual privado) – esta é uma pequena parte de um servidor físico que opera como um PC, sendo um computador de software. O servidor físico pode ter muitos servidores virtuais (máquinas). A RAM e outros recursos de um servidor físico são alocados entre todas as máquinas.

       🖥 

      ⬇

    💻💻💻💻

    Meu aplicativo de software de rastreamento será hospedado em um desses servidores virtuais alugados.

    Comprei um servidor em San Francisco, perto da Argentina.

    Preparei-me para a configuração adicional, mas… depois de procurar Keitaro no Marketplace, encontrei suas configurações predefinidas. É isso que vou escolher.

    Escolhi a RAM e os recursos mínimos, o que é suficiente para um iniciante.



    Em seguida, é aconselhável criar uma chave SSH (Secure Shell) – uma chave para uma conexão segura com o servidor. Este é um código especial que permite ao computador remoto identificar o usuário.



    Uma conexão segura é melhor do que uma não segura. Bem, então vamos conseguir a chave.

    Na verdade, é um par de chaves — uma chave privada e uma pública. A chave privada é mantida pelo usuário e a pública é registrada no arquivo authorized_keys do servidor.

    Aqui (Windows) e aqui (MacOS/Linux), você pode encontrar instruções detalhadas sobre como gerá-las.

    A chave privada precisa ser salva no meu computador em um lugar secreto, mas não da maneira que os estudantes geralmente escondem seus vídeos adultos. Facilmente. O arquivo requer uma senha adicional para acesso seguro à chave privada no nível do computador local.

    Eu não preciso dos extras, então clico no botão para criar uma máquina virtual. Aqui está minha primeira compra, $12.

    Voilà, o servidor virtual com o rastreador instalado está pronto, e o IP está disponível! Felizmente, clico no botão Iniciar.

    Eu entrei no rastreador. Mas ainda não é o fim da linha. Eu entrei no rastreador via IP/admin, uma conexão HTTP não segura. O motivo é que tenho um servidor, sem um nome — um nome de domínio. Portanto, os próximos passos são tornar a conexão com o servidor segura (HTTPS) — 1) comprar e apontar o domínio para um endereço IP do servidor; 2) obter um certificado SSL para o nome de domínio.

    Vou fornecer detalhes abaixo.

    Escolhendo um nome de domínio

    O nome de domínio é uma chave de texto, o endereço que fornecerá acesso (direto) ao servidor com o aplicativo/site de rastreamento. O nome de domínio para o servidor com o rastreador deve ser usado apenas para fins de rastreamento.

    As principais razões para comprar um nome de domínio:

    • 1. Habilitar uma conexão segura https. Dessa forma, o site (para o qual o nome de domínio direciona) não parecerá mais suspeito e não confiável. Os links de afiliados serão gerados com menção ao nome de domínio do rastreador. Operar via https significa um risco reduzido de bloqueio pelos navegadores dos usuários e perda de tráfego;
    • 2. A possibilidade de direcionar o tráfego para um endereço (link) de aparência atraente sem um identificador de rastreador. Por exemplo, se você trabalha com sua própria página de destino ou hospeda uma das redes de afiliados (baixada da rede e publicada em seu servidor sob seu nome de domínio). Obs.: Eu não farei isso. A primeira razão parece motivadora para mim.

    Escolha qualquer registrador de nomes de domínio e compre a variante mais barata disponível. Você pode fazer isso por $2. Foi o que fiz. Outra compra para mim.

    Aliás, se você for aconselhado a comprar um certificado SSL diretamente no site do registrador de nomes de domínio, segure o clique no botão «Comprar». Se o domínio for usado para um aplicativo de software de rastreamento (como no meu caso), o rastreador emitirá o certificado gratuitamente (!) após conectar o servidor ao domínio.

    Apontando o nome de domínio para um servidor

    Eu vou para o site onde comprei o domínio. Eu preciso da aba DNS. DNS (Sistema de Nomes de Domínio) é um sistema de nomes de domínio. É um banco de dados de nomes de domínio e IPs. Uma de suas funções é vincular nomes de domínio aos endereços IP dos servidores. Para mais informações sobre DNS, você pode conferir um artigo interessante do meu colega. Eu recomendo fortemente que você leia se estiver interessado em aprender mais sobre a hierarquia de nomes de domínio, escolher uma empresa de hospedagem e criar um nome de domínio confiável.

    As empresas de registro de domínios geralmente têm servidores DNS gratuitos. Vou escolhê-los. Agora eu preciso incluir o endereço IP do meu servidor no registro A do servidor DNS (registros de host). Eu adiciono @ ao campo de subdomínio (lembra-se de e-mail?) e então coloco o endereço IP no outro campo.

    Eu vou para o rastreador e clico na última aba no topo «Domínios»,

    E insiro o nome de domínio que comprei:

    Quase lá, mas ainda não chegamos ao ponto final.

    Preciso esperar (os afiliados têm muita paciência) até que os servidores DNS sejam atualizados, o que pode levar até 24 horas. Mas 10-20 minutos sempre são suficientes. E foram suficientes para mim.


    Consegui! O nome de domínio foi vinculado ao servidor onde o rastreador está hospedado. O certificado SSL agora foi criado, juntamente com o protocolo HTTPS. Portanto, a conexão com o servidor é segura.

    A propósito, agora o rastreador pode ser acessado através do nome de domínio: *nome do domínio*/admin.

    Configuração do Postback

    Cheguei à etapa importante. Eu te falei sobre o postback no início deste post.

    Graças à URL do postback, eu (e todos os afiliados ao redor do mundo) podemos receber status da rede de afiliados, bem como informações sobre cliques e leads da fonte de tráfego. Essas informações facilitam a compreensão do público, suas preferências e maneiras de otimizar a campanha.

    Vou compartilhar com você as instruções sobre como configurar a URL do postback.

    Não vai demorar mais do que 5 minutos para configurar, me cronometre.

    O Keitaro tem um modelo pronto para a AdCombo, basta selecionar a rede na lista de modelos na guia Redes de Afiliados:


    Aqui está o link! Agora eu vou para a guia Postbacks da minha conta da AdCombo.



    Eu cole o link em três campos para monitorar o status de leads, retenções e cancelamentos de pedidos (rejeições).

    Leads são usuários que preencheram um formulário de pedido e deixaram o número de telefone para os agentes do call center.

    Holds são o mesmo que acima, mas mais tarde os leads não atenderam ao telefone e confirmaram o pedido.

    Pedidos cancelados (rejeições) — leads que cancelaram o pedido por telefone.


    As últimas duas definições não causaram nenhum arrepio em lugar nenhum? 😄

    Então marque a caixa de seleção para usar essas configurações de postback para todas as campanhas no futuro (provavelmente não precisarei gerar um link de postback diferente para a oferta).

    Eu salvo isso.

    Um pouco mais tarde, quando eu criar uma campanha, será necessário verificar se o link de postback está transmitindo dados da rede de afiliados para o aplicativo de software de rastreamento, em outras palavras, verificar se o link funciona corretamente.

    Enquanto isso, vou anotar o custo do plano mensal do Keitaro — $27.08.

    Custos totais:

    1. Servidor virtual por um mês — $12

    2. Nome de domínio — $2

    3. Software de rastreamento por um mês — $27.08

    Total: $41.08

    Yet the biggest expenses lie ahead. When I’ll be buying ads in a traffic source. That’s classic.


    No entanto, os maiores gastos estão por vir. Quando eu estiver comprando anúncios em uma fonte de tráfego. Isso é clássico.

    Minhas anotações para a etapa técnica estão chegando ao fim. Eu continuo escrevendo com uma mão enquanto aceno com a outra para a tela. Em breve, vou te contar sobre minha seleção de criativos, criação de campanha e seu lançamento nos anúncios push do RichAds. Como sempre, você será fornecido com detalhes úteis.

    Desejo-lhe um lançamento de campanha fácil e muitos pagamentos!

0 Comment

Leave your comment